quinta-feira, 8 de setembro de 2016

50 anos de JORNADA NAS ESTRELAS



por Renato Rodrigues

VOCÊ SABIA QUE... foi num dia 8 de Setembro de 1966, as 8:30 da noite, que a TV levou ao ar o primeiro episódio de JORNADA NAS ESTRELAS? Claro que sabia, você leu o título da matéria! 

Os seriados vem, os filmes vão, MAS a franquia STAR TREK ainda é considerada a maior série de ficção científica de todos os tempos, a primeira a comover legiões de fãs a se organizarem de várias formas (Ainda numa época muito pré-Internet), desde o pedido em massa pela renovação da série, até a reuniões e encontros que duram até hoje.

Nossos parabéns aos carismáticos personagens das franquias de Star Trek e a seu visionário criador Gene Roddenberry.


JORNADAS NA TV e no CINEMA
Star Trek The Original Series 1966-1969
A série apresentou a USS Enterprise e sua tripulação para o grande público. Virou desenho animado em 1973 e rendeu ainda 6 filmes para o cinema.

A Nova Geração 1987 - 1994
Se passa cerca de 70 anos após o fim das missões de Kirk. Foi a série mais duradoura dentre todas da saga e também ganhou filmes no cinema.

Deep Space Nine - 1993 - 1999
Indo na contramão das outras histórias da saga, colocava os protagonistas em uma estação espacial, com uma narrativa menos episódica que nas versões anteriores.

Voyager 1995 - 2001
Primeira vez que trazia uma mulher como capitã (Kate Mulgrew), a série aposta nos conflitos internos entre a tripulação da USS Voyager.

Enterprise 2001 - 2005
A trama se passava antes da tripulação de Kirk e cia., antes mesmo da fundação da Federação. Seu cancelamento encerrou 18 anos da franquia na televisão.

Star Trek (novos filmes) 2009, 2013 e 2016
J.J Abrams deu um novo gás a franquia trazendo um público jovem aos cinemas com essa aventura que reconta suas origens sem invalidar tudo o que já passou. Podem criticar o estilo frenético dessa nova visão, mas ele foi genial.

Um comentário:

Carlos Shokozug disse...

Vamos aguardar para ver o que Star Trek Discovery vai nos apresentar. Mas aqui entre nós, que nave feia!!!!